12/02/2016

Vou te contar... WAVE

Tom Jobim
Tom Jobim


Copiei este trecho da internet, mas perdi a referência.

Tom Jobim encomendou uma letra ao amigo Chico Buarque para a música Wave.
Passaram-se os dias, passou uma semana, o tempo foi escoando e nada de o Chico se manifestar. 
Aí, o Tom pega o telefone e liga: 

— Como é, Chico? E a letra de “Wave”? 

Imaginem só a situação do pobre Chico do outro lado da linha! Havia feito só o primeiro verso e não estava conseguindo desenvolver. Mas ele tinha de dar uma resposta ao Tom ali naquela hora: 

— Oh, Tom. Eu já fiz o primeiro verso. 

— É mesmo? E como é? — perguntou. 

Do outro lado, com a voz trêmula, Chico teve coragem para cantar: 

— “Vou te contar…” 

Tom gostou: 

— Que bonito! — encoraja Tom. — Mas… e o resto? 

— Ah, Tom, me dá mais um tempo que eu termino! 

— Tá bom, Chico. Vou esperar… 

E ficou esperando, esperando. Passados mais alguns dias, como o Chico não rompesse o silêncio, o parceiro volta à carga: 

— Olá, Chico! Tudo bem? 

— Pois é, Tom. Não tenho novidades. Não consigo sair do primeiro verso… 

Esta passagem foi contada por Tom numa entrevista. A esta altura, ele diz ao entrevistador: 

— Eu percebi que o Chico não ia sair do primeiro verso e resolvi eu mesmo pôr mãos à obra. 

Conhecemos o resto da letra. Tom aproveitou o primeiro verso do Chico e emendou um pensamento do aviador e escritor francês Antoine de Saint Exupéry que, num de seus textos, afirmava que “o essencial é invisível aos olhos e só pode ser percebido com o coração” Então ficou assim: 

Vou te contar 
Os olhos já não podem ver 
Coisas que só o coração pode entender 

Para fechar a primeira estrofe, usa sua incorrigível mania de falar sobre as coisas do amor: 

Fundamental é mesmo o amor 
É impossível ser feliz sozinho. 

Tom é assim. Natural. Canta a filosofia do coração, as belezas do amor e mistura o amor e o coração com a natureza: 

O resto é mar 
É tudo que eu não sei contar 
São coisas lindas que eu tenho pra te dar 
......................................... 
Da primeira vez era a cidade 
Da segunda, o cais e a eternidade… 

E o título? Sim, porque “Wave” (Onda) tinha sido o nome de batismo da música em inglês, e ele estava escrevendo uma letra em português. 

Como a música já era conhecida pelo título original, ele achou que ficava bom manter o mesmo título em inglês também para as gravações que seriam feitas com sua letra em português. Agora, só estava faltando colocar “onda” na letra. Pensou: “Como é que eu faço agora?” Ele mesmo responde na estrofe final: 

Agora eu já sei 
Da onda que se ergueu no mar 
E das estrelas que esquecemos de contar 
O amor se deixa surpreender 
Enquanto a noite vem nos envolver 

No final da entrevista, o repórter observa maravilhado: 

— É, Tom. O Chico havia começado fazer a letra, e você terminou. 

E o Tom, que não perdia uma oportunidade para brincar: 


— Pois é. Veja você: o Chico começou com um “Vou te contar”. No fim, quem acabou contando fui eu mesmo… 

♫ Download da partitura: Ao fazer o download você está aceitando que o uso é apenas para fins pessoais e educacionais. Piano Sheet











Share:

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Quero ser Pianista | Todos os direitos reservados.

Blogger Template Crafted by pipdig